Como cadastrar a Tabela de Imposto sobre a Venda (T.I.V)

 Para acessar a tabela de ICMS sobre a venda é necessário acessar a aba Comércio > Estoque > Cadastros> Tabela de ICMS sobre a venda (T.I.V):

Figura 1. Aba Comércio > Estoque > Cadastros > Tabela de ICMS sobre a venda

 

 Ao abrir o módulo, clique em ‘incluir’ para fazer o cadastro. Insira o nome da tabela que será cadastrada:

Figura 2. Tabela de ICMS sobre a venda > Nome da tabela de impostos

 

 Aparecerá uma mensagem perguntando se deseja incluir uma linha para cada estado da federação, caso clique em não, aparecerá somente o estado de SC.

Figura 3. Tabela de ICMS sobre a venda > Mensagem de alerta para inclusão de uma linha para cada Estado da federação

 

 Feito isso, será possível preencher os campos da tabela que possui campos para Fornecedor (campos em amarelo), Consumidor (campos em azul) e Indústria (campos em verde),  na coluna CST/CSOSN é onde se coloca o Código de Situação Tributária da Operação.

 §  CST: Significa Código da Situação Tributária e é usado por empresas com tributação Lucro Presumido ou Lucro Real.

 §  CSOSN: Significa Código da Situação da Operação de empresas optantes pelo Simples Nacional.

 Esses códigos normalmente são informados pela contabilidade, no campo  localizado no canto inferior esquerdo do formulário o usuário poderá consultá-los:

Figura 4. Tabela de ICMS sobre a venda, código do Cadastro da Situação Tributária

 

Figura 5. Tabela de ICMS sobre a venda, Código de Situação da Operação do Simples Nacional

 

 No campo ICMS Rev. (%) é onde se coloca a alíquota do ICMS para o estado, esta alíquota pode variar de acordo com o estado de origem. Esta informação também poderá ser coletada junto à contabilidade.

Figura 6. Tabela de ICMS sobre a venda, campos CSOSN e ICMS Rev. (%)

 

 Esses procedimentos devem ser feitos para os campos de Revendedor, Consumidor,Indústria e Não contribuinte do ICMS.

Os campos Descrição e Observações 1/ 2 para Revendedor, Consumidor e Indústria é opcional e poderá ser utilizado para colocar algum decreto que se faça necessário mostrar nos dados adicionais do DANFE. O campo Base Subst. (%) é utilizado para preencher o % da MVA (Margem de Valor Agregado) junto com a alíquota interna do estado no campo ICMS Subst. (%) , se ambos os campos estiverem preenchidos e a forma de cálculo da substituição tributária estiver definida, o sistema fará o cálculo na inclusão dos produtos no pedido.

Figura 7. Tabela de ICMS sobre a venda, campos Base Subst. (%), ICMS Subst. (%) e Forma de cálculo da substituição tributária

 

 Os demais campos para preenchimento são:

 §Tributação ICMS ECF: É preenchido somente se tiver ECF, colocar uma das opções conforme o regime tributário da empresa: Normal, Substituição Tributária, Isento ou Não Incidente.

 §%ICMS ECF: Seria a alíquota da tributação do ICMS ECF.

 §Ent. Base Subst. (%), Ent. ICMS Subst(%) e Ent. ICMS (%): Esses campos são utilizados para definir as alíquotas da Entrada de Produtos para ser destacado nas Notas Fiscais de Saída.

 §Red MVA ST p/Simples: Campo onde se coloca a redução da MVA ST para empresas optantes pelo Simples Nacional.

 

Figura8. Tabela de ICMS sobre a venda, campos Tributação ICMS ECF, %ICMS ECF, Ent.-Base Subst. (%), Ent.-ICMS Subst. (%),Ent.-ICMS(%) e Red. MVA ST p/Simples (%).

 

 Após finalizar o preenchimento desses campos, deve-se clicar em

 Para vincular uma tabela de imposto ao produto é necessário acessar o módulo “PRODUTOS”, alterar o registro, clicar na aba Impostos >>Sub-aba ICMS e escolher uma das existentes.

Figura 9. Cadastro de Produtos, aba Impostos, sub-aba ICMS

 

Aviso Legal

A Sensum Sistemas não assume qualquer tipo de responsabilidade sobre o uso ou a interpretação do conteúdo disponibilizado neste site.
Utilize a informação aqui disponibilizada por sua conta e risco. 

Sempre consulte o seu Contador antes de modificar o cálculo de qualquer imposto ou alterar uma classificação tributária e valide com ele o resultado obtido antes de completar a operação.
Nunca envie uma mercadoria ao destinatário sem ter a plena certeza de que o cálculo e as informações tributárias estão corretas.  Em caso de  dúvida não realize a operação!


A Sensum Sistemas e a sua equipe técnica não prestam serviços de assessoria tributária, limitando-se a orientar o usuário sobre como registrar no Sistema as informações tributárias informadas por este ou seu contador.
A Sensum Sistemas não validará ou dará certeza sobre cálculos tributários ou sua configuração. Esta deverá obrigatoriamente ser fornecida e validada pelo Contador da sua empresa.

É obrigatória a conferência por parte do usuário do Sistema de qualquer documento fiscal ou informação fiscal gerada pelo Sistema. 

Esta página poderá sofrer modificações sem aviso prévio. 
Novas versões do Sistema poderão mudar total ou parcialmente o funcionamento  do Sistema  em relação ao procedimento registrado nesta página. 

Em caso de dúvida consulte nossa equipe técnica através do Portal do Cliente.

Sensum Sistemas 2019 - Todos os direitos reservados. A cópia ou reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e seu conteúdo é proibida. 



Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral