Devolução ao Fornecedor (Sem nota de entrada lançada no sistema)

 

Caso necessite emitir uma devolução ao fornecedor de uma nota fiscal de entrada que não foi inclusa no sistema, o procedimento abaixo ensina como realizar esta operação

 

Cadastros Necessários para emissão da Devolução

Cadastro de Natureza de Operação (CFOP): Comercial> Geral > Natureza de Operação- CFOP

  • Inserir o código solicitado pela contabilidade na operação de devolução.
  • Se a NF-e de compra gerou contas a pagar, a CFOP de devolução deve estar marcada para gerar contas a receber.
  • Se a NF-e de compra adicionou o produto do estoque, a CFOP de devolução deve estar marcada para reduzir o estoque.

  • Na aba OUTRAS é possível marcar a propriedade “Esta é uma natureza de operação de Devolução externa”  para que possamos inserir as informações da  nota a ser devolvida.

  • O Fornecedor deve estar cadastrado como CLIENTE. Abra o cadastro do Fornecedor e transforme em Cliente marcando a opção do tipo de pessoa. Comercial>Geral> Pessoa

Emitindo a Nota Fiscal  de Saída para devolução ao Fornecedor

  • Acesse a tela Nota Fiscal de Saída. (Comercial>Faturamento e Expedição> Nota Fiscal de Saída)

 

  • Inclua a Nota Fiscal, insira o CFOP  de devolução ao fornecedor e  os dados como: Cliente,  Segmento, Representante…
  • Na aba ‘Itens’ informe os produtos/insumos a ser devolvido.
  •  Após inserir todos os produtos a serem devolvidos efetue a conferência/alteração dos CSTs e alíquotas dos impostos conforme a Nota Fiscal  Eletrônica clicando no botão . ( Quando obtiver dois ou mais itens, deverá clicar em cima de item que será conferido os impostos)

 **Para melhor visualização do vídeo, clique para expandir**

 

Na Aba ‘Transportadora’  informe  quem será responsável pelo pagamento do frete e a transportadora (se necessário), este campo é obrigatório para emissão da NF.

 

Referenciando a Nota fiscal do fornecedor:

Na aba ‘Informações de Referência’  será referenciado a Nota fiscal de compra que estamos devolvendo.

  • Selecione o tipo de documento que será referenciado,  podemos selecionar duas formas de incluir os dados.
    • CHAVE NF-e
    • NOTA FISCAL- Solicitará dados como Modelo de NF, série, número da NF, data de emissão, UF do fornecedor, CNPJ/ CPF do fornecedor e Inscrição Estadual  se houver.

 

Financeiro

Podemos tratar de 2 formas o financeiro desta devolução de compra:

1.Gerar um crédito com o Fornecedor.

Quando definido com o fornecedor que a sua empresa terá um credito para novas compras e o valor desta devolução será abatido, iremos gerar um crédito na conta corrente do fornecedor.

  • Antes de gravar a NF iremos para aba ‘Contas a receber’, selecionaremos a conta corrente do fornecedor para gerar o crédito.

  •  Se o fornecedor não conter  a conta corrente cadastrada, basta clicar no botão  para cadastrar uma conta corrente.
  • Insira o valor da  nota no campo  ‘Devolução’ e grave a NF.

 

2.Gerar contas a receber  para cobrança do Fornecedor.

Iremos gerar um contas a receber para o fornecedor quando o valor pago pelo produto será devolvido, sem nenhum tipo de acordo conforme a opção citada acima.

  • Na  aba ‘Contas a receber’ selecione a condição de pagamento definido com o seu fornecedor, clique em ‘Gerar parcelas’ e grave a NF.

 

 

Após definido  a parte financeira, grave a NF  e transmita para o SEFAZ.

Aviso Legal

A Sensum Sistemas não assume qualquer tipo de responsabilidade sobre o uso ou a interpretação do conteúdo disponibilizado neste site.
Utilize a informação aqui disponibilizada por sua conta e risco. 

Sempre consulte o seu Contador antes de modificar o cálculo de qualquer imposto ou alterar uma classificação tributária e valide com ele o resultado obtido antes de completar a operação.
Nunca envie uma mercadoria ao destinatário sem ter a plena certeza de que o cálculo e as informações tributárias estão corretas.  Em caso de  dúvida não realize a operação!


A Sensum Sistemas e a sua equipe técnica não prestam serviços de assessoria tributária, limitando-se a orientar o usuário sobre como registrar no Sistema as informações tributárias informadas por este ou seu contador.
A Sensum Sistemas não validará ou dará certeza sobre cálculos tributários ou sua configuração. Esta deverá obrigatoriamente ser fornecida e validada pelo Contador da sua empresa.

É obrigatória a conferência por parte do usuário do Sistema de qualquer documento fiscal ou informação fiscal gerada pelo Sistema. 

Esta página poderá sofrer modificações sem aviso prévio. 
Novas versões do Sistema poderão mudar total ou parcialmente o funcionamento  do Sistema  em relação ao procedimento registrado nesta página. 

Em caso de dúvida consulte nossa equipe técnica através do Portal do Cliente.

Sensum Sistemas 2019 - Todos os direitos reservados. A cópia ou reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e seu conteúdo é proibida. 



Barra lateral