[Rejeição 600]-CSOSN incompatível na operação com Não Contribuinte
Esta rejeição ocorre quando se tenta emitir uma NF-e para um Destinatário Não Contribuinte do ICMS com o Código de Situação da Operação – Simples Nacional (CSOSN) diferente de uma das opções abaixo:
- X102 – Tributação SN sem permissão de crédito;
- X103 – Tributação SN, com isenção para faixa de receita bruta;
- X300 – Imune;
- X400 – Não tributada pelo Simples Nacional;
- X500 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária ou por antecipação.
Onde “X ” deve ser substituído pelo dígito que representa a origem do produto como demonstra a relação abaixo:
0 – Nacional, exceto as indicadas nos códigos 3 a 5
1 – Estrangeira – Importação direta, exceto a indicada no código 6
2 – Estrangeira – Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no código 7
3 – Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40%
4 – Nacional, cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos de que tratam o Decreto-Lei nº 288/67 e as Leis nºs 8.248/91, 8.387/91, 10.176/01 e 11.484/07
5 – Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40%
6 – Estrangeira – Importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX
7 – Estrangeira – Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX
Por exemplo, 0102 indica um produto Nacional (0) com Tributação SN sem permissão de crédito (102) ;
Em caso de dúvida sobre o CSOSN correto para o produto consulte o seu Contador.
Para corrigir esta informação no Sistema verifique as seguintes configurações:
No módulo de Nota Fiscal, verifique se a Natureza de operação (CFOP) utilizada na operação está marcada para “Alterar a regra dos impostos”.
Caso a marcação esteja ativa, acesse o cadastro de Natureza de Operação, localize o CFOP utilizado na NF-e e na aba “Principal”, “Impostos“, ICMS e defina o CSOSN correto.
Se não estiver marcada a opção “Altera a regra do impostos” no cadastro da Natureza da Operação, então será necessário verificar no cadastro do Produto a tabela de imposto (T.I.V) utilizada ( aba “Produto”, “Dados fiscais”, “ICMS”).
Após consultar qual tabela de imposto está vinculada ao produto, consulte a Tabela de Impostos sobre a Venda (T.I.V) em questão, selecione o ‘tipo’ como ‘Não contribuinte do ICMS’, altere a tabela e ajuste as informações dos campos CSOSN, %ICMS e %ICMS Interno (se o mesmo necessitar de porcentagem).
Uma vez feitas as modificações necessárias, cancele a nota fiscal e repita o processo, para que as informações dos impostos sejam atualizadas e processo de emissão da NF-e ocorra normalmente.
Aviso LegalA Sensum Sistemas não assume qualquer tipo de responsabilidade sobre o uso ou a interpretação do conteúdo disponibilizado neste site. Sempre consulte o seu Contador antes de modificar o cálculo de qualquer imposto ou alterar uma classificação tributária e valide com ele o resultado obtido antes de completar a operação. É obrigatória a conferência por parte do usuário do Sistema de qualquer documento fiscal ou informação fiscal gerada pelo Sistema. Esta página poderá sofrer modificações sem aviso prévio. Em caso de dúvida consulte nossa equipe técnica através do Portal do Cliente. Sensum Sistemas 2019 - Todos os direitos reservados. A cópia ou reprodução total ou parcial do conteúdo deste site e seu conteúdo é proibida. |
Comentários
Tão vazio aqui... deixe um comentário!